Oficinas de Criação Literária. Edna Domenica Merola.

Créditos foto Edna D. Merola
As Oficinas de Criação Literária destinam-se à canalização do potencial criativo do participante em prol do aprimoramento de sua expressão escrita, no estudo e prática das técnicas de redação. Realizam-se no NETI – Núcleo de Estudos da Terceira Idade – Campus Universitário da UFSC– Trindade – SC – Brasil. Quintas-feiras das 10 às 12 horas. Inscrições na Av. Desembargador Vitor Lima, 145.  Trindade. Fone (048) 3721- 6198. 

1- Para quem o curso se destina?
O curso é ideal para pessoa maior de 50 que decidiu: aprender técnicas para escrever sobre os assuntos de que gosta; praticar a escrita criativa com constância; participar efetivamente de um grupo de pessoas com metas semelhantes às suas em relação ao estudo e à vida. 
2-Quais são as atividades desenvolvidas?
Durante o curso o aluno irá 'jogar'/brincar durante as dinâmicas; irá ler; irá escrever; irá expor seus trabalhos. Essas atividades poderão melhorar a autoestima e a sociabilidade; estimular as funções cognitivas; manter suas habilidades para interagir socialmente.
3- Quais são os quesitos esperados para a participação?
Ter cursado no mínimo o Ensino Médio Completo, gostar de ler e de escrever, saber enviar e responder e-mails; ter acesso a dicionário editado após a reforma ortográfica (2009).
Ter acesso ao Word e saber usar os comandos: ‘revisão' e ‘ortografia e gramática’ para proceder à revisão de seus próprios textos. 
4- Qual a finalidade do blog do curso?
Durante o semestre letivo, o curso conta com o blog NETIAMIGO cuja finalidade é registrar as aulas dadas e trabalhos dos alunos que forem produzidos a partir das aulas. Os alunos frequentes terão suas páginas expostas apenas na vigência do semestre letivo, retornando se e quando o aluno voltar a frequentar novo semestre.   Os trabalhos deverão ser diagramados em layout A4; Times New Roman e tamanho 14; espaço simples; sem recuo de parágrafo. Os textos diagramados deverão ser entregues para  a professora por meio digital.
5 - Quais os avisos necessários para quem quer se inscrever?
‒ Adota-se passar tarefas para casa. Essas nunca são repetitivas ou desnecessárias.
‒ Não se trata de aula de Português, nem de psicoterapia, mas poderá contribuir para melhorar a escrita e o humor.
‒ Trata-se de aulas sobre Literatura e técnicas de Produção de Textos nas quais a Professora Edna Domenica Merola utiliza construtos da teoria moreniana de papéis e estratégias didáticas variadas (relógio de memórias,  átomo social, jogos de imaginação dirigida, jogos de dança espontânea) como aquecimento para a escrita.
6- Quais são seus fundamentos e metas?
As oficinas têm por fundamentos o Psicodrama aplicado ao ensino-aprendizagem de maiores de 50 anos. O projeto tem por metas exercitar habilidades cognitivas e favorecer interações sociais.
7- Qual é o seu mote?  
O curso ‒ formatado em oficinas ‒ é de maior complexidade do que uma proposta de oficinas independentes entre si. O grau de compromisso do aluno com o processo de aprendizagem é maior do que apenas ouvir as exposições da professora. Portanto, complexidade e compromisso garantem o aproveitamento do tempo que professora e alunos dedicam nesse convívio que tem por pano de fundo o processo ensino-aprendizagem.

Objetivos
– Treinar os papéis de narrador (2017.1) e de ‘eu lírico’ (2017.2);
– desenvolver o papel social de escritor por meio de sua complementação com o papel de leitor;
– facilitar as habilidades de interagir socialmente e de criar vínculos;
– treinar o papel de leitor/performer;
 incentivar o treino da digitação a fazer como tarefa de casa.
 incentivar o uso do corretor do Word, do dicionário e da gramática.

Metodologia
As ações pedagógicas realizadas para favorecer o desempenho cognitivo, sócio-afetivo e sócio-existencial recorrem a estratégias criadas para que o participante treine a habilidade de estabelecer vínculos, estreite a relação com a própria interioridade, e conheça dados culturais novos.
O papel de escritor (a) é apreendido pelo treino dos papéis de narrador (a) e de ‘eu lírico’.
O desenvolvimento do papel de narrador é treinado pelas atividades de criação de cartas, contos, fábulas; reescrita de mitos; e leitura de cartas, contos e crônicas.
O desenvolvimento do papel de ‘eu lírico’ é delineado por atividades que incluem a criação de imagens e da sua expressão pela linguagem metafórica e pelo uso da rima, da métrica e do ritmo.

Resultados Processuais:
A vivência grupal possibilita que a maturidade possa ser experimentada como uma etapa de vida compactuada de forma vivaz. Cada participante desenvolve o papel de escritor (a) conforme suas aptidões, capacidades e motivações. Os participantes têm oportunidades de divulgar suas produções realizadas a partir das oficinas. A predisposição do (a) aluno (a) para digitar seus textos enriquece sua participação, reforçando o hábito da escrita, e da divulgação de seus textos para serem apreciados e comentados. A predisposição para acessar dicionários, gramáticas, tábua de verbos, corretor do "Word" e demais recursos digitais faculta a aprendizagem da reescrita (revisão dos textos). 
Resultados Práticos:
Publicação de textos dos alunos e da professora nos blogs NETIATIVO E NETIAMIGO. 
Publicação do livro Memórias Compartilhadas de autoria coletiva (alunos e professora).

Histórico
O curso Oficinas de Criação Literária do N.E.T.I. teve início em março de 2013. Até junho de 2017, foram ministradas aulas para nove diferentes turmas de alunos, cuja escolaridade alternou entre o ensino médio e o superior. Os cursos ocorreram em sala confortável que conta com tecnologia adequada. Os alunos foram instigados a produzir textos originais. Os grupos foram geralmente heterogêneos, abarcando experiências de várias épocas de vida e de pessoas oriundas de: Florianópolis e demais cidades, principalmente da Região Sul do Brasil.
Em decorrência das oficinas, a professora produziu textos didáticos (vide Sínteses Semestrais) com objetivo de explicar elementos da produção escrita dos diferentes tipos de textos e de informar sobre a revisão e a formatação de textos. Os textos sobre a metodologia construída e seus fundamentos na teoria de papéis (MORENO, 1974) constam das publicações de MEROLA (2014, 2015 e 2016).
Nas oficinas do primeiro semestre de 2017 alunos e professora escreveram o livro Memória Compartilhadas que será lançado em agosto.


Sínteses semestrais


2015.2 ‒ Gênero Epistolar (cartas).

2015.1 ‒ Textos para Teatro

2014.2 ‒ Poesia e Audição de Música Popular.

2014.1 ‒ Textos Narrativos

2013.2 ‒ Textos Poéticos.

Fontes:

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.

LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.

MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.
____________ Cartas em Posfácio. In Diálogos da Maturidade. Postmix, 2016.

MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

SCHIER, J. ; ALVAREZ, Â. M.; VAHL, E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação permanente em Gerontologia. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.

SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.



ADENDO I - Sobre a escrita criativa. MEROLA, E. D. - 


ADENDO II - Sobre textos literários
ADENDO III - Sobre a Pessoa Idosa
MEROLA, E.D. O Estatuto do Idoso e a Saúde. Disponível em
___________ Lições sobre cuidar e ser cuidado. Disponível em
___________ Atividade física e o Idoso. Disponível em

Comentários

Postagens mais visitadas