Oficinas de Criação Literária. Edna Domenica Merola.
![]() |
Créditos foto Edna D. Merola |
1- Para quem o curso se destina?
O curso é ideal para pessoa maior de 50 que decidiu: aprender técnicas para escrever sobre os assuntos de que gosta; praticar a escrita criativa com constância; participar efetivamente de um grupo de pessoas com metas semelhantes às suas em relação ao estudo e à vida.
2-Quais são as atividades desenvolvidas?
2-Quais são as atividades desenvolvidas?
Durante o curso o aluno irá 'jogar'/brincar durante as dinâmicas; irá ler; irá escrever; irá expor seus trabalhos. Essas atividades poderão melhorar a autoestima e a sociabilidade; estimular as funções cognitivas; manter suas habilidades para interagir socialmente.
3- Quais são os quesitos esperados para a participação?
Ter cursado no mínimo o Ensino Médio Completo, gostar de ler e de escrever, saber enviar e responder e-mails; ter acesso a dicionário editado após a reforma ortográfica (2009).
Ter acesso ao Word e saber usar os comandos: ‘revisão' e ‘ortografia e gramática’ para proceder à revisão de seus próprios textos.
4- Qual a finalidade do blog do curso?
4- Qual a finalidade do blog do curso?
Durante o semestre letivo, o curso conta com o blog NETIAMIGO cuja finalidade é registrar as aulas dadas e trabalhos dos alunos que forem produzidos a partir das aulas. Os alunos frequentes terão suas páginas expostas apenas na vigência do semestre letivo, retornando se e quando o aluno voltar a frequentar novo semestre. Os trabalhos deverão ser diagramados em layout A4; Times New Roman e tamanho 14; espaço simples; sem recuo de parágrafo. Os textos diagramados deverão ser entregues para a professora por meio digital.
5 - Quais os avisos necessários para quem quer se inscrever?
‒ Adota-se passar tarefas para casa. Essas nunca são repetitivas ou desnecessárias.
‒ Não se trata de aula de Português, nem de psicoterapia, mas poderá contribuir para melhorar a escrita e o humor.
‒ Trata-se de aulas sobre Literatura e técnicas de Produção de Textos nas quais a Professora Edna Domenica Merola utiliza construtos da teoria moreniana de papéis e estratégias didáticas variadas (relógio de memórias, átomo social, jogos de imaginação dirigida, jogos de dança espontânea) como aquecimento para a escrita.
6- Quais são seus fundamentos e metas?
As oficinas têm por fundamentos o Psicodrama aplicado ao ensino-aprendizagem de maiores de 50 anos. O projeto tem por metas exercitar habilidades cognitivas e favorecer interações sociais.
7- Qual é o seu mote?
O curso ‒ formatado em oficinas ‒ é de maior complexidade do que uma proposta de oficinas independentes entre si. O grau de compromisso do aluno com o processo de aprendizagem é maior do que apenas ouvir as exposições da professora. Portanto, complexidade e compromisso garantem o aproveitamento do tempo que professora e alunos dedicam nesse convívio que tem por pano de fundo o processo ensino-aprendizagem.
As oficinas têm por fundamentos o Psicodrama aplicado ao ensino-aprendizagem de maiores de 50 anos. O projeto tem por metas exercitar habilidades cognitivas e favorecer interações sociais.
7- Qual é o seu mote?
O curso ‒ formatado em oficinas ‒ é de maior complexidade do que uma proposta de oficinas independentes entre si. O grau de compromisso do aluno com o processo de aprendizagem é maior do que apenas ouvir as exposições da professora. Portanto, complexidade e compromisso garantem o aproveitamento do tempo que professora e alunos dedicam nesse convívio que tem por pano de fundo o processo ensino-aprendizagem.
Objetivos
– Treinar os papéis de narrador (2017.1) e de ‘eu lírico’ (2017.2);
– desenvolver o papel social de escritor por meio de sua complementação com o papel de leitor;
– facilitar as habilidades de interagir socialmente e de criar vínculos;
– treinar o papel de leitor/performer;
– incentivar o treino da digitação a fazer como tarefa de casa.
– incentivar o uso do corretor do Word, do dicionário e da gramática.
– incentivar o treino da digitação a fazer como tarefa de casa.
– incentivar o uso do corretor do Word, do dicionário e da gramática.
Metodologia
As ações pedagógicas realizadas para favorecer o desempenho cognitivo, sócio-afetivo e sócio-existencial recorrem a estratégias criadas para que o participante treine a habilidade de estabelecer vínculos, estreite a relação com a própria interioridade, e conheça dados culturais novos.
O papel de escritor (a) é apreendido pelo treino dos papéis de narrador (a) e de ‘eu lírico’.
O desenvolvimento do papel de narrador é treinado pelas atividades de criação de cartas, contos, fábulas; reescrita de mitos; e leitura de cartas, contos e crônicas.
O desenvolvimento do papel de ‘eu lírico’ é delineado por atividades que incluem a criação de imagens e da sua expressão pela linguagem metafórica e pelo uso da rima, da métrica e do ritmo.
Resultados Processuais:
A vivência grupal possibilita que a maturidade possa ser experimentada como uma etapa de vida compactuada de forma vivaz. Cada participante desenvolve o papel de escritor (a) conforme suas aptidões, capacidades e motivações. Os participantes têm oportunidades de divulgar suas produções realizadas a partir das oficinas. A predisposição do (a) aluno (a) para digitar seus textos enriquece sua participação, reforçando o hábito da escrita, e da divulgação de seus textos para serem apreciados e comentados. A predisposição para acessar dicionários, gramáticas, tábua de verbos, corretor do "Word" e demais recursos digitais faculta a aprendizagem da reescrita (revisão dos textos).
Resultados Práticos:
Publicação de textos dos alunos e da professora nos blogs NETIATIVO E NETIAMIGO.
Publicação do livro Memórias Compartilhadas de autoria coletiva (alunos e professora).
Publicação de textos dos alunos e da professora nos blogs NETIATIVO E NETIAMIGO.
Publicação do livro Memórias Compartilhadas de autoria coletiva (alunos e professora).
Histórico
O curso Oficinas de Criação Literária do N.E.T.I. teve início em março de 2013. Até junho de 2017, foram ministradas aulas para nove diferentes turmas de alunos, cuja escolaridade alternou entre o ensino médio e o superior. Os cursos ocorreram em sala confortável que conta com tecnologia adequada. Os alunos foram instigados a produzir textos originais. Os grupos foram geralmente heterogêneos, abarcando experiências de várias épocas de vida e de pessoas oriundas de: Florianópolis e demais cidades, principalmente da Região Sul do Brasil.
Em decorrência das oficinas, a professora produziu textos didáticos (vide Sínteses Semestrais) com objetivo de explicar elementos da produção escrita dos diferentes tipos de textos e de informar sobre a revisão e a formatação de textos. Os textos sobre a metodologia construída e seus fundamentos na teoria de papéis (MORENO, 1974) constam das publicações de MEROLA (2014, 2015 e 2016).
Nas oficinas do primeiro semestre de 2017 alunos e professora escreveram o livro Memória Compartilhadas que será lançado em agosto.
2015.2 ‒ Gênero Epistolar (cartas).
2015.1 ‒ Textos para Teatro
2014.2 ‒ Poesia e Audição de Música Popular.
2014.1 ‒ Textos Narrativos
2013.2 ‒ Textos Poéticos.
2013.1 ‒ Aspectos da Escrita Narrativa e da Entrevista.
Em decorrência das oficinas, a professora produziu textos didáticos (vide Sínteses Semestrais) com objetivo de explicar elementos da produção escrita dos diferentes tipos de textos e de informar sobre a revisão e a formatação de textos. Os textos sobre a metodologia construída e seus fundamentos na teoria de papéis (MORENO, 1974) constam das publicações de MEROLA (2014, 2015 e 2016).
Nas oficinas do primeiro semestre de 2017 alunos e professora escreveram o livro Memória Compartilhadas que será lançado em agosto.
Sínteses semestrais
2017.1 - Criação de Personagens femininas. Gênero Epistolar. Produção do livro coletivo Memórias Compartilhadas
2016.1 ‒ Narração, carta e texto para teatro de objetos.
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html
https://netiamigo.blogspot.com.br/2017/05/oficinas-de-criacao-literaria-do.html
https://netiamigo.blogspot.com.br/2017/06/imagens-memorias-compartilhadas.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2017/06/imagens-memorias-compartilhadas-edna.html
2016.2 ‒ Poesia e Teatrohttps://netiamigo.blogspot.com.br/2017/06/imagens-memorias-compartilhadas.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2017/06/imagens-memorias-compartilhadas-edna.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/09/oficinas-de-criacao-literaria-do-neti.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/08/cartas-quem-deseja-seguir-poesia-edna.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/08/cartas-quem-deseja-seguir-poesia-edna.html
2016.1 ‒ Narração, carta e texto para teatro de objetos.
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html
2015.2 ‒ Gênero Epistolar (cartas).
2015.1 ‒ Textos para Teatro
2014.2 ‒ Poesia e Audição de Música Popular.
2014.1 ‒ Textos Narrativos
2013.2 ‒ Textos Poéticos.
2013.1 ‒ Aspectos da Escrita Narrativa e da Entrevista.
http://netiativo.blogspot.com.br/2013/04/diario-de-classe-semestre-20131-curso.html
http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2013/03/danca-como-recurso-em-oficina-de.html
http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2013/03/danca-como-recurso-em-oficina-de.html
Fontes:
BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.
LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.
MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.
____________ Cartas em Posfácio. In Diálogos da Maturidade. Postmix, 2016.
MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
SCHIER, J. ; ALVAREZ, Â. M.; VAHL, E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação permanente em Gerontologia. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.
SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.
ADENDO I - Sobre a escrita criativa. MEROLA, E. D. -
ADENDO II - Sobre textos literários
http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2015/06/dois-sonetos-de-amor-alem-de-seu-tempo.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2013/12/parafrase-do-texto-amar-de-florbela.html
http://netiativo.blogspot.com.br/2013/12/parafrase-do-texto-amar-de-florbela.html
ADENDO III - Sobre a Pessoa Idosa
MEROLA, E.D. O Estatuto do Idoso e a Saúde. Disponível em
___________ Lições sobre cuidar e ser cuidado. Disponível em
___________ Atividade física e o Idoso. Disponível em
http://redeidosos.blogspot.com.br/2015/01/atividade-fisica-e-o-idoso-um-exercicio_30.html
LINKS ÚTEIS PARA REVISÃO TEXTUAL
‒ Links para estudos que envolvem a reescrita
LINKS ÚTEIS PARA REVISÃO TEXTUAL
‒ Links para consultas sobre o significado da palavra, a ortografia, o número de sílabas, a sílaba tônica.
‒ Link sobre diagramação de livro.
Ortografia.
Pontuação
Concordância
Conjugação Verbal
Colocação Pronominal
Comentários
Postar um comentário