O livro Memórias Compartilhadas e as lembranças de uma linda festa. Edna Domenica Merola.

Marlene, Lucila e Edna. Crédito da foto Lucila.


Em 17/8/2017, das 19 horas às 21 horas, ocorreu, na ALESC (Palácio Barriga Verde, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro - Florianópolis - SC) uma solenidade referente ao livro Memórias Compartilhadas. Foi promovida por iniciativa de Marlene Xavier Nobre e da professora Edna Domenica Merola. A professora e suas alunas Marlene, Maria de Fátima, Valda, Lucila e outras, assim como seus alunos André e outros estiveram presentes enquanto autores do livro.

A escrita do livro começou em janeiro de 2017, quando a professora Edna projetou um curso em formato de esboço de livro. Em 16/3/2017 os alunos preencheram itens num desenho batizado pela própria Edna de Relógio de Memórias (Vide Adendo II) criado em janeiro de 2017. Nas semanas seguintes, professora e alunos escreveram breve autobiografia a partir do relógio de memórias. Nas outras semanas, a professora entregou as atividades personalizadas para cada um de seus alunos. Essas atividades diferenciadas eram agrupadas em três blocos temporais referentes aos nascidos nos anos 1) 1940; 2) 1950; 3) 1960.

Memórias Compartilhadas é um livro de cartas ficcionais que foi publicado, em 2017. A Postmix foi paga somente para os serviços gráficos de impressão, a feitura da ficha catalográfica e a obtenção do ISBN. 
A professora pagou os seus próprios exemplares junto à gráfica já que é também autora de diversos textos constantes do livro. 
Cada aluno pagou os serviços da gráfica referente à quantidade de exemplares de que julgava precisar para presentear amigos, familiares, professores. A idealizadora e organizadora abriu mão de qualquer especulação financeira sobre o livro, por exemplo: receber comissão sobre vendas. A concepção do livro não foi feita considerando uma tiragem superior a 200 exemplares. Os autores, obviamente podem usar seus textos pessoais autorais em quantas outras obras julgarem oportuno. 
O livro não foi concebido com o intuito de obtenção de lucros. Pelo contrário, almejava-se que os participantes desenvolvessem a autoestima e fortalecessem a capacidade de criar laços com colegas das oficinas literárias do NETI (um curso de Educação Permanente. (Vide Adendo III).
O grupo de autores recebeu por doação: a confecção da capa criada pela neta de uma das alunas do curso, assim como a criação conceitual do livro e sua editoração   (Vide Adendo I) ‒ das mãos de Edna Domenica Merola  ‒ que acumulou ainda os papéis de professora, oficineira e de autora do livro. 
O livro traz prefácio técnico-pedagógico assinado por Edna Domenica Merola.
São seus capítulos:
 Memórias de uma Oficineira (de autoria de Edna Domenica Merola);
 Memórias de Lucíola ( de autoria de Edna D. Merola; André Pereira; Valda V. de Andrade; e outras);
 Memórias de Simone (de autoria de Edna Domenica Merola; Marlene Xavier Nobre; e outros);
 Memórias de Evelyn (de autoria de Edna Domenica Merola; Lucila M. Fontana; Maria de Fátima M. Zampieri e outros)
 Cartas em Posfácio (de autoria de Edna, Lucila, Marlene e outros) que traz alguns recortes do que foi vivido pelos compartilhantes da feitura do livro, nos meses de março a junho de 2017.


ADENDO I 
Distinções e definições mais do que necessárias

Contratar serviços gráficos de impressão é totalmente diferente de contratar serviços de editoração e de contratar serviços de criação conceitual da obra
Imaginemos que um grupo de pessoas quer ver seu texto publicado e resolve fazer uma coletânea (muitas vezes erroneamente chamada de antologia). Optam por contratar um editor para prover tudo o que um livro necessita além dos serviços de impressão gráfica (serviço feito no conhecido processo de cópia fotográfica, ainda que aprimorado.).  Esse editor escolhido terá de receber os trabalhos, selecioná-los , determinar o número de páginas que cada autor ocupará, receber e alocar os currículos de cada um, e provavelmente escrever o prefácio dessa coletânea.
Nos serviços de editoração de uma obra individual, por exemplo, a figura do editor contratado é idêntica a de quem analisa os originais recebidos para avaliá-los e, se necessário, propõe modificações; é responsável por  sugerir inclusões e exclusões; solicitar reformulação de tópicos, tais como o título do livro, a ordem dos capítulos, o tamanho dos capítulos. Sugere a necessidade ou não de um revisor e estabelece os limites de sua atuação, conforme o conceito de obra adotado pelo autor. 
Os serviços de criação conceitual da obra abarcam todas as prerrogativas da editoração mais o mister de criar o projeto de escrita do livro, assim como o conceito do “setting” onde ela pretende se inserir. Em projetos que visam lucro, os serviços de criação conceitual abrangem o conhecimento do filão do mercado editorial no qual quer se inserir. 


ADENDO II - A estratégia do Relógio de Memórias
A fundamentação teórica que respaldou a criação do Relógio de Memórias já  foi descrita nos trabalhos de Merola (2014, 2015). São ainda fontes bibliográficas dessa criação Buzan (2005) e Moreno (1974 e 1978).

REFERÊNCIAS

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.


MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
____________ De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix, 2014.


MORENO, J. L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix. 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.


ADENDO III - 
Atitudes esperadas da (o) aluna (o) com a experiência de participação da escrita e publicação de um livro



Item
COMPORTAMENTO ESPERADO
1
Elaborar ensaios abertos das apresentações artísticas para eventos que pretendam promover a obra. Agendar a participação da liderança hierárquica nos tais ensaios.
2
Aprender a revisar seus próprios textos e aprender a diagramar.
3
Aceitar de bom grado a forma de escrita dos coautores, sem ater-se ao domínio da norma padrão ou estilo próprio. 
4
Honrar os limites do que pode ser exigido ou não sobre o que foi anteriormente combinado, principalmente, quando isso se der por meio escrito no qual conste sua assinatura.
5
Valorizar positivamente os esforços das lideranças que cumprem prazos estipulados pelo próprio grupo e regras estabelecidas por instituições.
6
Ler o livro inteiro do qual faz parte como escritor (a) e saber tudo sobre ele (gênero, ficha catalográfica, direitos autorais, ética de compra de serviços gráficos). Reconhecer que recebeu por doações: a editoração, a capa e a concepção do livro. E que portanto não deve tratar ninguém como empregado pessoal. 
7
Ter sentimento de gratidão por quem trabalhou por você, seu sucesso e até pela possibilidade de você efetuar seu marketing pessoal.
8
Respeitar horários e hierarquias.
9
Valorizar o processo e o produto da obra coletiva.

CURRÍCULOS DAS AUTORAS E DOS AUTORES CITADOS AQUI

Edna Domenica Merola ‒ organizadora de Memórias Compartilhadas ‒ é professora, psicóloga, psicodramatista, mestre em Educação e especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Coordena as Oficinas de Criação Literária do NETI desde 2013. É autora de: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001); Cora, Coração (Nova Letra, 2011); A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); No Ano do Dragão (Postmix, 2012); Diálogos da Maturidade (Postmix, 2016); Relógio de Memórias (Postmix, 2017); As Marias de San Gennaro (Insular, 2019). 
Em Memórias Compartilhadas, Edna é autora do capítulo Memórias de uma Oficineira, participa de Memórias de Lucíola, de Memórias de Simone e de Memórias de Evelyn; assim como de Cartas das Autoras e dos Autores e de Cartas em Posfácio (making of do livro ou recortes do seu processo de feitura).

André Wendhausen Pereira Filho nasceu em Araranguá (SC), na década de 40. É casado, tem dois filhos e uma neta que é sua atual paixão. Dentista sanitarista, professor aposentado da UFSC, Mestre em Odontologia Social e Preventiva. Licenciado em Letras Alemão pela UFSC. É cinéfilo, além de ser apaixonado por música e leitura. Faz caminhadas: já fez o caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Faz parte de um Grupo de Canto, Conversação de Alemão, além das Oficinas de Criação Literária.
Em Memórias Compartilhadas André participa de Memórias de Lucíola e Cartas das Autoras e dos Autores.


Lucila Monica Fontana é gaúcha da cidade de Esmeralda. Reside em Florianópolis desde o Natal de 2003. Hoje, em Santo Antonio de Lisboa, dedica-se à gastronomia italiana com excelência. Aprecia a Ioga, a dança, as aulas de artes e de cultura italiana. Em seus escritos prima pela autenticidade e respeito ao próximo. No livro Memórias Compartilhadas, Lucila participa de Memórias de Evelyn, Cartas das Autoras e dos Autores, Cartas em Posfácio.


Valda Valdemar de Andrade é aposentada do setor de enfermagem do HU. É voluntária do NETI/UFSC, trabalha como voluntária na Associação Amigos do Hospital   Universitário. Faz parte do grupo de canto "Vozes da Ilha" do NETI /CENETI e do Grupo Seresta. Gosta de teatro, de cinema, de boa música e de frequentar as Oficinas de Criação Literária do NETI. Em Memórias Compartilhadas Valda participa de Memórias de Lucíola e Cartas das Autoras e dos Autores.


Maria de Fátima M. Zampieri nascida em Florianópolis, pequena ilha perdida no mar. É enfermeira, docente aposentada do Departamento de Enfermagem da UFSC. Doutora e mestre em enfermagem pela UFSC. Especialista em Obstetrícia Social e Perinatal na UNIVALI, Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública na UNAERP. Organizadora e autora de: A melodia da humanização: reflexões sobre o cuidado no processo de nascimento, em 2001; Enfermagem na atenção primária de: Saúde Coletiva e da Criança, em 2007; Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da mulher, em 2010. Publicação de 34 artigos completos em revistas indexadas na área de Enfermagem Obstétrica. No livro Memórias Compartilhadas, Maria de Fátima participa de Memórias de Evelyn e Cartas das Autoras e dos Autores.

Marlene Xavier Nobre nasceu em 14/08/53, em Florianópolis ‒ a bela ilha da magia ‒ numa família de artistas e de carnavalescos, desfilou por várias vezes nos carros alegóricos e de mutações. Fez os carnavais de 2011 e 2012. Foi presidente da sociedade carnavalesca Granadeiros da Ilha. É artesã, dedica-se a trabalhos manuais, bolos artesanais e pintura em tela. Gosta de música, teatro, cinema. E dedicou sua vida para a formação da família. Escrever é o seu único vício. Realiza-se nas Oficinas de Criação Literária do NETI. No livro Memórias Compartilhadas, Marlene participa de Memórias de Simone, Cartas das Autoras e dos Autores, Cartas em Posfácio.

ADENDO IV
Relato de experiência. Maria de Fátima Mota Zampieri.

As oficinas que geraram a produção de “memórias compartilhadas” foram muito bem conduzidas pela Psicóloga Edna. Foram fundamentais para trabalhar a questão cognitiva, para problematizar e resgatar momentos importantes de nossas vidas que estavam dentro de baús em nossas memórias.  Propiciaram revisitar tais momentos e re significá-los, refletir sobre eles e fazer planos para o futuro. Elas oportunizaram, principalmente, conhecer diferentes pessoas e suas realidades, cada uma delas com suas peculiaridades e com seu jeito de ser. 
As narrativas dos participantes contribuíram para que todos se fortalecessem como pessoas e se realizassem. 
As dinâmicas corporais e do espelho favoreceram que cada um se olhasse por meio do outro.  
As oficinas apontaram também a importância de desenvolver atividades grupais, de se atualizar, de rever as diferentes trajetórias, contextualizando-as e conectando-as aos fatos sociais, culturais, econômicos e políticos que representam as diferentes épocas. Ajudaram a compreender como viver a terceira idade e a importância de aproveitar cada dia com saúde mental e física. Permitiram desvelar ansiedades, sentimentos, limitações e superações.
Os encontros realizados mostraram que cada um tem a sua singularidade, tem potenciais que precisam ser reconhecidos e valorizados e que suas produções e vivências, quando compartilhadas, contribuem para o crescimento pessoal e, sobretudo, para o crescimento do outro.
O estímulo ao uso da tecnologia propiciou a inserção dos participantes em redes de comunicação e no meio social.
A produção de textos em um curto espaço de tempo aponta que as dinâmicas utilizadas estimularam a criatividade e o protagonismo dos participantes; denota organização por parte da professora, que merece os parabéns, e um grande empenho de todos os envolvidos.
Gostei muito de participar de todo este processo. Aprendi e cresci com cada relato e narrativa. Aprendi a respeitar ainda mais as pessoas e seus sentimentos.

Acredito que devemos aproveitar todos os momentos para refletir sobre nossas ações e decisões; rever condutas e, se necessário, transformá-las com vistas ao desenvolvimento pessoal e grupal.

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