As Marias de San Gennaro. Série Palavra de Mulher, volume 5. Editora Insular.

O lançamento do livro As Marias de San Gennaro ocorreu na Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), em 23 de outubro de 2019. A publicação conta com ilustrações de Marcos Nimerosky Levy (Kito) e com o selo da editora Insular [http://loja.insular.com.br/].
As páginas de As Marias de San Gennaro foram nascendo aos poucos. As primeiras no início da década de 1990, as últimas em anos recentes. Sua criadora, a pedagoga paulistana Edna Domenica Merola, costumava invocar San Gennaro nas horas de trabalho árduo, brincando com o bordão de humor da atriz Nair Belo :“San Gennaro for give me”. E é o santo milagroso de devoção dos napolitanos e dos descendentes de italianos da Mooca, bairro de São Paulo, quem conduz as Marias pelas páginas do livro que pertence à série Palavra de Mulher, da Editora Insular. “Quando comecei a escrever as histórias sobre um grupo de professoras, San Gennaro se apresentou na narrativa, ainda inanimado em seu altar, mas depois foi se humanizando e tomou conta do 'pedaço'...” conta a autora. A obra traz textos curtos, bem humorados, com a dose certa de ironia. “Gostaria que o livro fosse lido por pessoas de qualquer idade que gostem de histórias com humor, por professoras e professores, e especialmente por crianças e adolescentes em processo de aquisição do hábito da leitura e do riso”, completa a autora.
Sobre a autora
Edna Domenica Merola é paulistana, bacharel em Letras (USP), Pedagogia (UNICAPITAL) e Psicologia (UNIMARCO). Psicodramatista (IBP), Especialista em atenção à Saúde da Pessoa Idosa (UFSC). Mestre em Educação, Administração e Comunicação (UNIMARCO). Supervisora de Ensino aposentada junto à Prefeitura Municipal de São Paulo. Autora de poemas, crônicas, contos, cartas, assim como prática de ensino com foco em oficinas de escrita criativa, nos títulos: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001); A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); Cora, Coração (Nova Letra, 2011);  No Ano do Dragão (Postmix, 2012); De que são feitas as histórias (Postmix, 2014);  Relógio de Memórias - Cartas de uma artesã da escrita (Postmix, 2017). Vive em Florianópolis desde 2008, onde participa de ações culturais com os temas: literatura, teatro, história da Música Popular Brasileira e psicodança. Participa também do Ateliê de Escrita da FCC, na Biblioteca de Arte e Cultura do CIC [Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis]. É administradora e mantenedora dos blogs Aquecendo a EscritaNetiAtivoRede Idosos; e Neti Amigo.

Comentários

Postagens mais visitadas